6 Datas para celebrar a Sustentabilidade

Banner-6-Essenciais-para-comunicar-sustentabilidade

CALENDÁRIO DA SUSTENTABILIDADE


Os dias comemorativos do meio ambiente são uma excelente oportunidade para divulgar os valores sustentáveis da sua marca.
Aproveite estas datas para deixar um impacto positivo da sua empresa no planeta. A boa notícia é que pode começar por pequenos passos, inspirando colaboradores, clientes e toda a comunidade a fazer a diferença no seu dia-a-dia.

 

DIA MUNDIAL DA ÁRVORE

Dia Mundial da Árvore

Qual a origem?

A celebração do Dia Mundial da Árvore ou da Floresta começou a 10 de abril de 1872, no estado norte-americano do Nebraska (EUA). O seu mentor foi o jornalista e político Julius Sterling Morton, que incentivou a plantação ordenada de árvores no Nebraska, promovendo o “Arbor Day”. Em Portugal, a 1.ª Festa da Árvore comemorou-se a 9 de março de 1913 e o 1.º Dia Mundial da Floresta a 21 de março de 1972.

Qual o objetivo?

O objetivo da comemoração do Dia Mundial da Árvore é sensibilizar a população para a importância da preservação das árvores, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, como da própria qualidade de vida dos cidadãos. Estima-se que 1000 árvores adultas absorvem cerca de 6000 kg de CO2 (dióxido de carbono).

Como celebrar?

Associe-se a uma organização ambiental nas suas proximidades e promova uma plantação de árvores ou flores ideais para polinização. Se for o caso, pode até começar pelo jardim da sua empresa ou simplesmente oferecer um lápis ou um vaso plantável aos seus colaboradores/clientes. O importante é alertar para a importância que as árvores e plantas têm no nosso ecossistema.

Lápis Sprout, o lápis que se planta!

O lápis que se transforma em flores, especiarias ou legumes

Vaso em cortiça com sementes

Plante, regue e veja crescer bonitas flores silvestres.

DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Dia Mundial da Água

Qual a origem?

A comemoração do Dia Mundial da Água foi instituída em 1993, através de uma resolução aprovada pela Assembleia Geral das Nações Unidas. O intuito é que nessa data sejam realizadas atividades que promovam a consciencialização da população sobre a importância deste recurso natural e se implementem estratégias de preservação e restauração ambiental que protejam o ciclo da água e melhorem a qualidade de vida da população.

Qual o objetivo?

Todos os anos, a 22 de março, pretende-se promover uma reflexão global por parte da população sobre a importância da água e da gestão sustentável dos recursos hídricos. Esta é uma iniciativa global apoiada pela ONU para destacar a importância da água doce para o nosso planeta e a necessidade de combater a sua escassez em todo o mundo, já que cerca de 2 mil milhões de pessoas continuam sem acesso à água potável. Este ano, o Dia Mundial da Água adotou como tema “Água para a Paz”, que reforça a importância do papel da água na promoção da harmonia e na prevenção de conflitos.

Como celebrar?

Alerte os seus colaboradores, a comunidade local e clientes para a importância de um uso responsável da água potável. Pode começar por atos tão simples como tomar banhos mais curtos ou fechar a torneira durante a lavagem dos dentes. Mais importante ainda, dê o exemplo na sua empresa, mudando alguns hábitos, como reaproveitar a água das chuvas para regar plantas ou adquirir uma máquina de água filtrada para todos.

Ampulheta tripla em madeira

Controle o uso de água de forma simples e criativa.

Garrafa com tampa em bambu

Um produto útil para passar a sua mensagem.

DIA MUNDIAL DA TERRA

Dia Mundial da Terra

Qual a origem?

As comemorações do Dia da Terra tiveram lugar pela primeira vez nos Estados Unidos, no dia 22 de abril de 1970, promovidas pelo senador americano Gaylord Nelson (1916-2005), que organizou um fórum ambiental que envolveu cerca de 20 milhões de participantes. A organização deste evento foi uma resposta ativa a vários problemas ambientais, nomeadamente em relação aos derrames de petróleo.

Qual o objetivo?

O Dia Mundial da Terra (Earth Day) celebra-se todos os anos no dia 22 de Abril em mais de 190 países. Neste dia, milhões de pessoas assumem o seu “compromisso com a proteção e a necessidade de preservar os recursos naturais, o ambiente e a sustentabilidade da Terra”. Entre limpezas de praia a plantações de árvores, muitas são as ações que se podem realizar em prol do nosso planeta. Sob o tema “Planeta vs Plástico”, o Dia da Terra 2024 quer desafiar empresas, estudantes, associações, ONG’s e individuais a reduzir o consumo de plástico em 60% até 2040.

Como celebrar?

Organize uma limpeza de praia ou de rio. Envolva toda a sua empresa nesta missão de limpar o planeta, libertando-o do plástico. Além de ser uma atividade socialmente responsável, pode ser também uma excelente forma de “team-building”, conectando os seus colaboradores e a comunidade local fora do escritório.

Marcador de livros em bambu

Um gift para guardar e mais tarde recordar.

T-shirt 100% algodão orgânico

Vista a camisola por uma causa que é de todos.

DIA MUNDIAL DA BIODIVERSIDADE

Dia Internacional Biodiversidade

Qual a origem?

Esta data é uma homenagem ao dia da aprovação do texto final da Convenção da Diversidade Biológica, chamado “Nairobi Final Act of the Conference for the Adoption of the Agreed Text of the Convention on Biological Diversity”. Antes, o Dia Internacional da Biodiversidade era celebrado em 29 de dezembro, quando entrou em vigor a Convenção da Diversidade Biológica.

Qual o objetivo?

A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 22 de maio de 1992 e tem como objetivo consciencializar a população mundial em relação à importância da diversidade biológica e preservação da biodiversidade em todos os ecossistemas. O Dia Internacional da Biodiversidade é o momento ideal para a reflexão sobre os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que têm como propósito estimular esforços e contribuir para o fim de todas as formas de pobreza, promover a luta contra as desigualdades e combater as alterações climáticas, assegurando que ninguém seja deixado para trás.

Como celebrar?

Organize uma pequena ação de formação e dê a conhecer os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (OCS) a toda a sua comunidade. Pode criar um pequeno kit de participação, em que oferece produtos eco-friendly e úteis para o dia-a-dia. É uma forma de envolver os seus colaboradores, estudantes ou munícipes com este tema, motivando-os a alterar alguns hábitos simples, mas com grande impacto.

Lápis infinito

Escreve como um lápis normal e não precisa de ser afiado.

Bloco em cartão reciclado

A economia circular aplicada à escrita.

DIA MUNDIAL DA ENERGIA

Dia Mundial da Energia

Qual a origem?

A comemoração desta data foi criada no ano de 1981, em Portugal, pela atual Direção Geral de Energia e Geologia. Após o nosso país ter tomado a iniciativa, várias nações seguiram o exemplo.

Qual o objetivo?

O Dia Mundial da Energia comemora-se a 29 de Maio e tem como principal objetivo sensibilizar e motivar as pessoas para a necessidade de desenvolverem estratégias de eficiência e poupança energética, além de alertar sobre os impactos ambientais e sobre a importância de preservar os recursos naturais. É também uma oportunidade para promover as fontes de energia renovável (eólica, hídrica, solar, biomassa, entre outras). Até 2030, espera-se que, em Portugal, 80% da energia consumida tenha origem em energias renováveis e que haja uma redução entre 45% e 55% das emissões de gases com efeito de estufa relativamente aos níveis de 2005.

Como celebrar?

Uma das formas mais eficazes de alertar as pessoas para a importância da utilização de fontes de energia renovável será oferecer produtos úteis para o dia-a-dia e que usem exatamente este tipo de energia limpa. Não deixe de enquadrar o tema com um pequeno texto (pode utilizar o nosso papel semente para o efeito).

Powerbank em bambu

Mantenha-se ligado com esta powerbank solar.

Relógio em bambu

Sim, este relógio só precisa de água salgada para funcionar.

DIA MUNDIAL DO AMBIENTE

Dia Mundial do Ambiente

Qual a origem?

Em 1972, na Assembleia Geral das Nações Unidas, foi criado o Dia Mundial do Ambiente. A criação da data marcou a abertura da Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano, conferência essa que ficou conhecida como Conferência de Estocolmo. Nessa mesma data, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou o PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) e apresentou a Declaração da Conferência da ONU sobre o Meio Ambiente, que apresenta princípios que visam à melhoria da preservação do meio ambiente.

Qual o objetivo?

O Dia Mundial do Ambiente é comemorado em 5 de junho e tem como principal objetivo criar uma postura crítica e ativa em relação aos problemas ambientais existentes no planeta. Os seres humanos são os grandes responsáveis por mudanças graves no meio ambiente, como a poluição e a perda de biodiversidade, por isso cabe-nos a nós criar medidas que impeçam que nossos impactos atinjam de modo irreversível a Terra.

Como celebrar?

Troque as garrafas descartáveis na sua empresa por garrafas reutilizáveis. Se oferecer uma garrafa personalizada com a sua marca e o nome de cada colaborador, irá poupar quilos de plástico ao longo do ano, contribuindo para um menor consumo deste recurso altamente poluente. Pode também colocar algumas casas para pássaros no jardim da sua empresa ou num parque local. Não há nada como a música da natureza.

Garrafa de vidro

Todos podem ter a sua garrafa reutilizável.

Caneca com base natural

Design e sustentabilidade na sua secretária.

Queremos inspirar mais empresas e pessoas a escolher brindes promocionais com materiais sustentáveis. Acreditamos que o futuro é das marcas que se foquem na preservação do planeta e das suas comunidades, tornando-se socialmente relevantes.

Deixe o seu comentário

O seu email não será publicado. *Campos Obrigatórios